Exposição de Gênesis 3:15

Quão miserável é a nossa descendência pecaminosa. Quão desobediente somos nós, que dia após dia ferimos a santidade do Senhor Deus. Mas quão misericordioso é nosso Salvador, que havia sido prometido antes mesmo da fundação do mundo, e proclamado ainda no Éden que seria Vencedor e Redentor.

Quando Adão pecou, Deus perguntou porque assim ele tinha feito, e por consequência deu-lhe a sentença, dizendo que do suor do seu rosto ele comeria o pão. De mesmo modo, sentenciou a Eva dizendo que as dores de parto se multiplicaria sobre ela. Mas e quanto a serpente, que é Satanás? Não houve diálogo. Deus sentenciou, dizendo:

Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda besta, e mais que todos os animais do campo sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:14)
Mas quão majestoso e sublime é o próximo versículo que prolonga a sentença da serpente, nos dando esperança da Redenção.

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15)
Vamos agora analisar este versículo por parte:

"E porei inimizade entre ti e a mulher..."

Que quis dizer Deus, afirmando que haveria inimizade entre a serpente e a mulher? Neste contexto, devemos observar que as palavras proferidas, são direcionadas à serpente, ou seja, a Satanás. A mulher representa a raça humana. Vamos analisar por um momento o significa de "inimizade".  Alguns sinônimos poderiam ser citados para melhor ilustrar, sendo: malquerença, hostilidade, animosidade, desinteligência, desavença, rancor, indisposição, ódio, desarmonia, odiosidade, quizília. Em resumo, após a queda, houve uma inimizade entre o diabo e o homem.

"... e entre a tua semente e a sua semente;"

Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo. Por que afirmo que o descendente da mulher, neste caso, é Cristo? Porque vários textos do Novo Testamento apontam para Cristo como o descendente da mulher (Gálatas 4.4, por exemplo). Além disso, na seqüência de Gênesis 3.15, é dito que o descendente da mulher iria esmagar a cabeça da serpente. E isto, quem fez, foi Cristo. Cristo é quem derrotou a satanás quando ressuscitou dentre os mortos. (João 12.31; Atos 26.18; Romanos 5.18, 19; Hebreus 2.14; Apocalipse 12.1, 7).

"... este te ferirá a cabeça,"

Estas palavras apontam para o descendente da mulher (este), que, como já vimos, é Jesus. Jesus ferirá, como de fato feriu, a cabeça da serpente (satanás). Isto aconteceu quando Cristo completou a sua obra de redenção, salvando os pecadores e ressuscitando dentre os mortos. Os textos bíblicos acima indicados, mostram isso.

"...e tu lhe ferirás o calcanhar."

Aqui Deus conclui a sentença, dizendo que satanás (tu), representado na serpente, iria ferir o calcanhar do descendente da mulher (lhe), Jesus. Isto é uma referência à crucificação de Jesus. Foi necessário que Jesus fosse crucificado, mas isto, comparado com a sua ressurreição, é apenas um ferimento no calcanhar. Notar bem a diferença: cabeça e calcanhar. Um ferimento no calcanhar nunca tem as conseqüências que o tem ferimento na cabeça. Aliás, no calcanhar é um ferimento, mas na cabeça da serpente, é um “esmagar”, conforme registram os textos do Novo Testamento. E, cabeça, aqui, representa o poder. É o poder de satanás que Cristo derrotou na sua ressurreição.

Nisso, Deus estava providenciando o início de Seu plano redentor, afim de livrar o seu povo do pecado. O pecado havia entrado no mundo por meio de um homem, e era necessário que por meio de um homem também, todos fossem justificados perante Deus.

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. (Romanos 5:18
Que possamos nos lembrar todos os dias que o diabo já foi derrotado na cruz de Cristo, e que somente em Cristo Jesus temos a salvação e reconciliação com nosso Deus. Amém.