Dicas simples para uma vida mais longa

Este post é a parte dois da série, Vida Saudável.

É difícil entender o corpo humano e os efeitos da comida durante longos períodos de tempo. Contar, pelo contrário, é fácil. Essa, pelo menos, é a premissa por trás do Nurses Health Study, um projeto de décadas de Harvard para reunir informações empíricas sobre nutrição. A ideia por trás do estudo é simples: coletar um grupo razoavelmente grande de pessoas em uma situação bastante semelhante (enfermeiros) e fazê-los preencher uma pesquisa anual com duas perguntas: “O que você comeu?” e “você já morreu?” Eles fazem isso desde 1976.

Em seguida, você simplesmente insere as informações em um computador e descobre quais alimentos matam as pessoas. Sim! Os resultados, conforme descritos no livro associado 'Coma, Beba e Seja Saudável', fornecem algumas dicas simples para viver mais.

Substitua o pão branco por trigo integral. O pão branco é simplesmente pão de trigo integral despojado de todo o seu valor nutricional. O trigo integral tem mais nutrientes, mais proteína, etc. Além disso, o pão branco é metabolizado rapidamente pelo corpo, levando a picos enormes de açúcar no sangue, que têm efeitos nocivos em seu corpo e deixam você com fome depois de cair; pão de trigo integral é digerido mais uniformemente.

Substitua os hambúrgueres por frango. A carne escura quando grelhada pode levar a potenciais carcinógenos, enquanto a carne branca é em geral mais saudável. O frango contém menos gordura (ruim) saturada, enquanto a carne escura pode lhe dar muito ferro.

Substitua os refrigerantes por água. Estes resultados são do mesmo estudo, mas não foram apresentados no livro. Beber um refrigerante faz com que você tenha 85% mais chances de desenvolver diabetes e pode fazer com que você ganhe até dez quilos. "É provável que altas quantidades de açúcar na corrente sanguínea aumentem a demanda por insulina no pâncreas", explica o autor do estudo.

Até eu que sou o degustador mais exigente que conheço, consigo lidar com essas mudanças. Pão de trigo integral tem um gosto melhor do que o branco.

Disclaimer: Eu não sei nada sobre nutrição, isso é simplesmente o que eu acabei de ler em um livro.

Próximo da série: Noções básicas de nutrição