É importante dar um passo atrás

Enquanto escrevia, estava ao som de High Enough 

Durante a maior parte da minha vida, eu vi meu trabalho como apenas fazer boas escolhas. Eu era o fator decisivo, encarregado de fazer a melhor escolha das opções apresentadas pela vida. Eu poderia ser amigo deste ou daquele amigo, ir para a faculdade com este ou aquele, aproveitar esta oferta de emprego ou a outra.

Até os meus problemas foram lidados dessa maneira. Se alguém estava me irritando, eu escolhia evitá-lo. Se alguma coisa estava me incomodando, eu simplesmente escolhia parar de pensar naquilo. Eu mantinha meus olhos abertos principalmente sobre o que estava na minha frente.

Mas recentemente eu comecei a apreciar as virtudes de recuar e tentar ver uma imagem maior sobre as coisas. Ao invés de apenas escolher a melhor opção, eu agora tento inventar novas opções. Ao invés de apenas evitar as coisas que me incomodam, eu deveria fazer planos para corrigi-las.

Eu tive uma estranha sensação! Eu me sinto mais no controle da minha vida, mais capaz de lidar com os meus problemas. Eu sinto como se estivesse traçando meu próprio destino, em vez de seguir alguma pista. É difícil de explicar, eu sei! Mas, é um sentimento que está me deixando mais forte — não fisicamente, mas psicologicamente. É um sentimento bom. Eu sinto que estou crescendo como pessoa.

Então eu comecei a pensar: Há mais de onde isso veio? Eu percebi que eu nunca parei para perguntar se eu poderia ficar melhor na vida. Afinal, em meu trabalho do dia, eu estou constantemente procurando maneiras de aprender e crescer - lendo os últimos livros e artigos sobre o campo, conversando com outras pessoas com trabalhos semelhantes e ouvir o que funcionou para eles. Por que não estão fazendo a mesma coisa para suas vidas?

Isso acaba por ser surpreendentemente difícil. A vida não vem com manual de instruções, e os conselhos que os pais dão estão em todos os lugares. A TV e os jornais não oferecem muito mais do que estreitas Dicas Rápidas, e eu nunca vi um curso deste material na escola. Há livros de auto-ajuda e cursos de auto-aperfeiçoamento, é claro, mas eles parecem excessivamente práticos: eles são geralmente menos sobre como trabalhar através de problemas difíceis e mais sobre energizar você a Se Levantar e Ir! E há também filosofia sobre Uma Boa Vida, mas parece ir muito longe na outra direção — há muito pouco lá para alguém aplicar na prática.

Os blogs são uma mistura estranha. Há os blogs sobre “hacks de vida”, que estão cheios de dispositivos e aparelhos que parecem causar mais problemas do que resolvem. Há os blogs anti-procrastinação, onde o autor tem um fluxo constante de epifanias que todos parecem elevar-se a “apenas pôr de lado as distrações e fazer outras coisas.” E existem os charlatães, que dizem para você que todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você apenas seguir os seus conselhos patenteados.

Então, ao invés de um lugar óbvio para ir, eu acabei vindo a encontrar pequenos pedaços em todos os tipos de lugares estranhos: experimentos de psicologia, livros de negócios, filosofia, auto-ajuda, matemática e meus amigos. Mas, uma vez que não há nenhuma comunidade em torno disso, é difícil discutir o assunto com alguém (tentar convencer outras pessoas a estarem interessados no que você está interessado é um jogo de tolos).

Então, eu acho que vou começar a escrever sobre isso aqui e ver se alguém se importa. Talvez essa pessoa cresça em algo, mas mesmo se não, pelo menos eu vou esclarecer meus pensamentos e espero conseguir algumas boas sugestões para leitura.

Eu não tenho um nome para o que eu estou falando ou até mesmo uma boa noção do que é. Estou esperançoso de que isso se torne mais claro com a prática. Mas, enquanto isso, o que ajudou você a ser melhor na vida? - no pensar, decidir, trabalhar… Quer se trate de um gadget ou técnica ou livro ou pessoa, eu adoraria que você postasse nos comentários o que você encontrou de mais útil. 

Você deve me seguir no Twitter: @ItsGabrielCruz

03 de novembro 2018, tarde.